Como as imobiliárias podem se organizar durante esta crise

/, Mercado Imobiliário/Como as imobiliárias podem se organizar durante esta crise

Como as imobiliárias podem se organizar durante esta crise

Aconteceu ontem, 31 de Março de 2020, a segunda palestra da agenda #OQueNosUNE, ministrada pelo Ronei Dorneles Machado, Diretor de Marketing da UNE Zona Norte – uma das primeiras unidades da nossa rede de franquias imobiliárias e que está entre os maiores casos de sucesso da UNE, sediada na Zona Norte de Pelotas, RS.

Ronei também é Empresário e atua como Consultor de Negócios, foi assim que iniciou sua trajetória na imobiliária com o foco em identificar oportunidades de melhorias e ajudou, em palavras dele, a potencializar os resultados do time que já executava um excelente trabalho na atuação comercial – a imobiliária atingiu um crescimento de 25% no seu faturamento no período de 2017 a 2018 e 50% no período de 2018 a 2019.

No decorrer da palestra, Ronei compartilhou com a rede o direcionamento estratégico da UNE Norte neste momento de crise, adotando medidas preventivas com o objetivo de garantir a sobrevivência da imobiliária, minimizar os impactos negativos e identificar possíveis oportunidades decorrentes da crise

A primeira atitude da Diretoria da UNE Zona Norte ao identificar o momento de crise, foi reunir os Diretores a fim de discutir um plano de Gestão de Crise, onde foram definidas ações como manter a equipe no home office em período integral para preservar a saúde de todos e seguir com as atividades, inclusive o atendimento ao cliente, com algumas adaptações.

Logo, para ajudar os consultores imobiliários, Ronei contou que as equipes comerciais estão recebendo treinamentos sobre como utilizar ferramentas digitais para o contato com o cliente, incluindo desde a usabilidade das ferramentas até a forma correta de abordagem do cliente e técnicas de venda de forma remota. 

Além disso, está sendo realizada a re-negociação com os fornecedores, de forma bastante personalizada, priorizando a manutenção dos contratos através de novos prazos de pagamento baseados nas projeções de faturamento e caixa durante o período da crise. 

Preservar o pessoal é um dos principais objetivos, demissões apenas em último caso, pois a diretoria entende que é vital para o futuro da empresa manter seu time que hoje já está consolidado. Afinal, uma liderança bem executada e a capacidade de atrair e reter talentos é imprescindível para o sucesso de qualquer negócio.

Para isso, algumas adaptações de funções do pessoal e dos processos da imobiliária estão ocorrendo: todos os colaboradores receberam agenda de atividades para executar no home office e também estão sendo realizadas reuniões por vídeo chamadas, como os treinamentos que já foram citados.

De acordo com Ronei, “o mundo dos negócios não é do maior e nem do menor, mas sim daquele que se adapta mais rápido às mudanças do mercado”.

Outra atitude que foi tomada muito importante para traçar as novas perspectivas das vendas, foi entrar em contato com as construtoras com as quais a imobiliária já possui um relacionamento, para ter uma previsão dos lançamentos de cada uma delas a fim de planejar os próximos passos das equipes de vendas e ações de marketing.

Ronei também comentou sobre algumas perspectivas de mudanças no comportamento do consumidor de imóveis, entre elas foram ressaltadas a retomada da procura por imóveis usados e que as pessoas, ao ficarem confinadas em casa com suas famílias, vão passar a perceber seus imóveis de forma diferente e muitas vão compreender que a casa ou apartamento em que vivem não está totalmente preparada para acolher a família.

Pensando nisso, as estratégias de marketing estão divididas em duas frentes: a primeira, em fortalecer o relacionamento com potenciais compradores, disponibilizando conteúdos de valor que entregarão reais soluções para essas pessoas, com foco no longo prazo. E a segunda, em campanhas de atração de leads para os lançamentos imobiliários previstos e suprir uma demanda mais imediatista, para geração de caixa.

Levando em conta que as vendas continuam apesar da crise, o consumidor que já está ao final da sua jornada de compra, apesar de se mostrar mais cauteloso, não deixa de efetuar a compra quando encontra o imóvel que procura. É aí que entra a importância da construção do relacionamento para que a imobiliária seja lembrada pelo cliente neste momento. 

Ronei ainda dá uma dica importante no fechamento: a estratégia de marketing só vai ser efetiva para os resultados da imobiliária se a equipe de vendas estiver realmente preparada para cumprir o seu papel de maneira adequada. Por isso, a expertise no recrutamento e retenção de talentos, assim como o investimento na qualificação do consultor imobiliário são peças chaves para atingir bons resultados!

Quer saber como ter a sua franquia imobiliária UNE? Então entra em contato com a gente agora mesmo e saiba como!

#OQueNosUNE #BoasPráticas #GestãoDeCrises #VemPraUNE

By | 2020-04-03T10:09:59+00:00 01/04/2020|Franquias UNE, Mercado Imobiliário|0 Comentários