Como escolher e montar uma franquia imobiliária

/, Franquia imobiliária/Como escolher e montar uma franquia imobiliária

Como escolher e montar uma franquia imobiliária

É claro que se você chegou até aqui é porque identificou que investir na sua franquia imobiliária é uma grande oportunidade e deseja saber por onde começar, não é mesmo?

Descubra agora como prosperar no mercado imobiliário com uma fórmula comprovadamente bem sucedida: através deste artigo vamos mostrar para você as principais etapas do processo de abertura da sua franquia. Prepare o papel e a caneta e vamos lá!

Primeira Etapa: realizar uma pesquisa de mercado

Inicie realizando uma pesquisa e faça o levantamento das marcas de franquias imobiliárias presentes no mercado, observe com calma o site e as redes sociais de cada uma delas, e preste atenção em como se comunicam com os clientes e como se posicionam no mercado.

Nos sites, você deverá encontrar ao menos uma página com conteúdo institucional, com informações a respeito da missão, visão e valores da marca. Observe se estão alinhados a algo que você acredita – é muito importante que você se identifique.

Uma boa dica é procurar queixas sobre elas em sites como o reclameaqui.com.br, também não custa nada checar se ela está, assim como a UNE, devidamente associada a Associação Brasileira de Franchising – ABF.

Após essa análise, entre em contato com as marcas com as quais se interessou para obter informações mais detalhadas.

Segunda Etapa: entrar em contato com a franqueadora

Normalmente, as franqueadoras possuem uma página de cadastro no site, onde é só preencher com os seus dados e alguém entrará em contato. No caso da UNE, nosso diretor de expansão entrará em contato diretamente com você para agendar uma primeira reunião.

Neste momento, todas as suas dúvidas sobre o negócio são tiradas e verificamos se você possui os requisitos de sucesso do negócio. Veja os tópicos mais importantes:

Avaliação de perfil

Esta etapa é mais importante do que você imagina, pois como você precisa se identificar com o propósito da marca e a metodologia de trabalho, normalmente as franqueadoras já conhecem o perfil ideal de seus franqueados.

Especialmente na UNE, neste momento é feita uma avaliação profunda da composição societária, ou seja, além do perfil dos sócios também é avaliada a atividade que exercerá na franquia imobiliária, quotas e tempo de dedicação ao negócio.

O que perguntar durante a reunião?

– Qual é a estrutura necessária para abrir a franquia?

– Que tipo de suporte a franqueadora oferece?

– A marca possui um manual de operação para tirar dúvidas? (Peça para dar uma olhada)

– Como funcionam os treinamentos que são oferecidos pela franqueadora?

– Se eu não faturar preciso pagar royalties? Quando começo?

Seja específico agora: pergunte especificamente sobre suporte online e in loco, afinal, o problema mais comum no mercado de franquias hoje, independente do segmento, é a falta de assistência ao franqueado. Você vai precisar se adaptar ao novo negócio e enfrentará desafios como qualquer empreendedor, portanto é melhor saber se realmente pode contar com a franqueadora.

O que você deve receber

Você receberá a COF, Circular de Oferta de Franquia. Ela é um documento com todas as informações relevantes sobre a empresa e uma minuta do contrato. A partir daí poderá avaliar pontos relevantes no negócio, como por exemplo:

– Todos os valores a serem pagos (como taxas de franquia, royalties e marketing);

– Como são os treinamentos e o suporte oferecidos pelo franqueado;

– Se existe a obrigação de comprar apenas de fornecedores aprovados pela rede;

– Se existem pendências judiciais referentes a franqueadora;

– Nome e contato dos franqueados e ex-franqueados que se desligaram há até 12 meses.

Com o contato dos franqueados você poderá fazer perguntas sobre o andamento da franquia e o relacionamento com a franqueadora, com esse feedback provavelmente você vai se sentir mais seguro na hora de assinar o contrato.

Após, com tudo acordado e o contrato assinado, você deverá receber um cronograma com os próximos passos, com os prazos para implantação de processos e abertura da empresa, como você pode ler com mais detalhes na sequência deste texto. Continue com a gente!

Terceira Etapa: Implantação e Treinamentos

Superada as etapas anteriores, você deve iniciar imediatamente as fases de implantação da franquia, recrutamento e treinamento da sua equipe de trabalho. Este é um momento intenso que requer dedicação e alinhamento diário com a franqueadora, visando cumprir o cronograma de abertura de franquia.

Contrato Social

A assinatura do contrato social oficializa os termos da sociedade de uma empresa, portanto, todo o cuidado é pouco. Neste momento é fundamental que você tenha o acompanhamento do seu advogado e da franqueadora.

Normalmente as franqueadoras contam com experiências de sociedades que estão dando muito certo, mas também algumas que não deram certo ou, em determinado momento a sociedade já não fez mais sentido para alguma das partes.

É normal que surjam dúvidas, atritos, ou mudança de planos, mas fique tranquilo pois, independente da situação que se apresente, nós estaremos ao seu lado lhe prestando a orientação necessária mesmo que seja preciso encerrar a sociedade e formar uma nova composição.

Territórios de atuação da franquia

Outro momento importante neste processo será a definição dos territórios de atuação da sua franquia, determinado pela franqueadora, a estratégia pode variar bastante. Nas franquias UNE, por exemplo, nós trabalhamos com exclusividade territorial e as regiões de captação de imóveis são reservadas por ordem de assinatura de contrato.

Esta é uma estratégia projetada pelos times de expansão e operação, em conjunto, para otimizar a atuação da sua franquia, focada em uma região específica, a qual você conhecerá profundamente para obter grandes resultados.

Pense: quanto você poderia faturar se todas as vendas de imóveis da melhor região da sua cidade fossem somente com você?

Ponto Comercial

A escolha do ponto comercial é um fator determinante para o sucesso do seu negócio, que precisa ser analisado e selecionado com muito cuidado e embasamento técnico.

Isso porque existem estudos que indicam que em alguns segmentos mais de 50% do faturamento da franquia está diretamente relacionado a escolha assertiva do ponto comercial.

Quando o imóvel for maior do que o necessário, por exemplo, ele provavelmente não vai fazer ninguém vender mais, entretanto o aumento dos custos são diretos: mais mobiliário, mais decoração, mais limpeza, mais climatização, mais custos com energia, maior valor de aluguel e etc.

Desse modo, ele pode levar a asfixia financeira do fluxo de caixa da franquia, ocasionando assim um fracasso completamente evitável.

É por isso que ao adquirir uma franquia UNE, você receberá suporte técnico para a escolha do local adequado, projeto arquitetônico seguindo os padrões de qualidade da marca – incluindo manuais de mobiliário e decoração -, assim como o acompanhamento nas obras em possíveis reformas.

Não custa repetir: Cuidado! Não escolha seu ponto comercial sozinho, corretores frequentemente utilizam abordagens de urgência e escassez para que você tome uma decisão emocional e não racional. Precisamos estar com você!

Treinamento para novos franqueados

Logo você deverá participar de um treinamento inicial, onde poderá aprender tudo sobre a metodologia do negócio e a gestão da sua unidade. Este é o momento de tirar suas dúvidas e se aprofundar nos conhecimentos necessários para guiar a sua franquia imobiliária rumo ao sucesso!

Na UNE, oferecemos um treinamento intensivo para os novos franqueados e estimulamos a participação dos antigos também, para que haja assim o contato com os que já estão performando em suas unidades, em uma rica troca de experiências e inspiração para aqueles que estão chegando.

Nosso intuito é realmente criar uma rede de apoio na qual você como franqueado irá encontrar todo o suporte que precisa e qualificar ao máximo seu aprendizado!

Registros nos órgãos regulamentadores

Para atuação no mercado imobiliário é preciso realizar o cadastro da imobiliária junto ao CRECI, e para que não haja perda de tempo ou dinheiro com o atraso da inauguração da sua franquia, busque a orientação da franqueadora para agilizar o processo.

Ferramentas e Serviços

Neste momento, a franqueadora deve ajudar você a utilizar as ferramentas necessárias para oferecer o serviço adequado para os clientes. Cada serviço prestado interage com uma ou mais ferramentas, que foram desenvolvidas por especialistas e baseadas em nas necessidades de clientes em todas as regiões de atuação da marca.

Para tudo isso, nós da UNE, contamos com uma equipe de especialistas em marketing que sabe exatamente como realizar este trabalho, possibilitando que você inicie o seu negócio já com as diretrizes corretas.

Estratégias de marketing para redes sociais

A presença da sua imobiliária nas mídias sociais é vital para o sucesso do negócio, pois será o principal meio de comunicação com seus clientes atuais e futuros. Para você ter uma ideia melhor: 80% das vendas na rede UNE foram impactadas de alguma forma pelas mídias sociais.

Seja através de um anúncio direcionado ou como primeiro contato, frequentemente os clientes acionam a franquia imobiliária através de suas redes sociais antes de ligar ou ir até a loja para falar do imóvel de seu interesse.

Por isso, é necessário estar presente e trabalhar estratégias de marketing voltadas para mídias sociais. Você enquanto franqueado UNE, receberá mensalmente diretrizes e materiais de nossa equipe de especialistas em marketing.

Recrutamento, seleção e treinamento da equipe

Este é o grupo de processos que nunca devem cessar dentro de uma franquia imobiliária. Fazê-lo de forma profissional é vital na construção e manutenção do seu negócio, pois encontrar profissionais qualificados e com o perfil adequado é uma tarefa árdua.

Você certamente já ouviu que recrutar a pessoa certa é uma arte, não é mesmo? Você sabe qual é o melhor perfil para o mercado imobiliário? É melhor não errar. Contar com a expertise da sua franqueadora nestas etapas faz diferença entre você operar em alta performance logo ou desperdiçar muito tempo, dinheiro e reputação.

Por isso nas franquias UNE nós orientamos e acompanhamos você nesse processo desde a divulgação das vagas, até a seleção, contratação e o treinamento da sua primeira equipe. Por conhecer os perfis que se adaptam melhor a nossa metodologia, entendemos como cada um reage frente às dificuldades que irão surgir e como obter o melhor rendimento de todos.

Pode parecer difícil mas é exatamente aí que mora a grande oportunidade, pois a grande falha do mercado imobiliário é deixar de treinar as pessoas, você já pensou que um corretor sem treinamento pode estragar todo seu esforço e economia de anos?

Proporcionar uma capacitação adequada para o seu time exige, além destes recursos, a dedicação e energia que você poderia estar investindo em outras atividades do negócio. Por isso optar que uma franqueadora que já lhe ofereça isso com qualidade é ser inteligente com seus recursos financeiros e de tempo.

Logo, na UNE, após acompanhar o recrutamento, nós realizamos um treinamento inicial intensivo, além de contar com uma plataforma de treinamento ead para que os corretores tenham acesso diariamente ao conhecimento técnico, metodologia de trabalho UNE e o nosso padrão de atendimento.

Contratos com os corretores

Existem algumas divergências quanto a abordagem do creci e do ministério do trabalho em relação ao corretor de imóveis, o que gera problemas todos os dias para as imobiliárias despreparadas.

Infelizmente algumas pessoas mal intencionadas exploram essa fragilidade e entram com  processos judiciais para tirar vantagens – isso pode ser a causa do fracasso para uma imobiliária que acaba de abrir as portas.

Portanto, para evitar esse problema na nossa rede, nós elaboramos um modelo de contrato que protege a franquia, evitando que o seu investimento – muitas vezes a economia de uma vida inteira – vá por água abaixo em situações como esta.

Quarta Etapa: Inauguração da sua franquia

Até este momento foi só preparação para o lançamento, com a sua imobiliária pronta, equipe recrutada e afiada, o evento de inauguração vai abrir oficialmente as portas da sua franquia imobiliária.

Tenha em mente que este negócio sempre exigirá dedicação e trabalho duro, e sobretudo, o apoio da franqueadora. Seguindo nosso passo a passo, certamente todo seu esforço será recompensado com os resultados da sua franquia.

Nós estamos construindo a maior rede de franquias imobiliárias da América Latina e te convidamos a fazer parte disso. Entre contato agora e converse com o nosso Diretor de Expansão, garanta a sua participação e colha os frutos com a gente.

Você pode até realizar uma pesquisa primeiro, e terá certeza de que somos a sua melhor escolha. #VemPraUNE

By | 2019-03-18T14:34:25+00:00 12/03/2019|Destaque, Franquia imobiliária|0 Comentários