Como gerenciar a equipe da sua franquia imobiliária de forma remota em meio a Pandemia do Coronavírus

//Como gerenciar a equipe da sua franquia imobiliária de forma remota em meio a Pandemia do Coronavírus

Como gerenciar a equipe da sua franquia imobiliária de forma remota em meio a Pandemia do Coronavírus

Em meio a quarentena preventiva contra a Pandemia do coronavírus (COVID-19), o home office (trabalho em casa) surgiu como uma alternativa para que muitas empresas possam manter suas atividades em dia.

Gerenciar a sua imobiliária de forma remota pode ser um grande desafio, afinal todos precisarão se adaptar e podem apresentar desafios variados. É o líder quem deve ser o exemplo de motivação e realizar o direcionamento do time para manter a produtividade em alta.

Foi pensando nisso, que nós da UNE Master, criamos este conteúdo que tem o objetivo de auxiliar você, franqueado, e seus gestores de equipe, a manter o gerenciamento do time de forma remota em meio a quarentena. Siga a leitura e fique por dentro das nossas dicas!

Seja o exemplo que a sua equipe precisa neste momento de incertezas

O primeiro passo é você, quanto líder, se organizar com a rotina em home office, afinal será o único meio de ajudar sua equipe com os desafios de levar o trabalho para casa, assim você saberá oferecer soluções e dar um bom exemplo. Fique de olho nos próximos parágrafos e veja algumas dicas.

Separe um espaço na sua casa reservado para o horário de trabalho, com uma mesa organizada que contenha apenas aquilo que você vai precisar para exercer suas atividades (como um computador, materiais de anotações, agenda e celular, por exemplo). Deixe sempre uma garrafa de água consigo para evitar sair do local muitas vezes durante o horário que você determinou para trabalhar, para preservar o foco e a produtividade.

Em casa, seu maior inimigo serão as distrações, ainda mais neste momento de quarentena em que toda a família provavelmente estará em casa com você, por isso, é bastante importante delimitar seu espaço de trabalho e organizar a rotina, compartilhando com todos da sua casa para evitar interrupções.

Utilize a tecnologia a seu favor

Em suma, a adaptação e organização da rotina serão um ponto chave para garantir a produtividade. Tenha disciplina e faça sua agenda como se estivesse no escritório, aproveite a enorme gama de ferramentas online disponíveis para lhe ajudar com isso. Ao longo do texto vamos citar alguns exemplos que utilizamos internamente na franqueadora, e que nos ajudam bastante – principalmente neste momento.

Se você utiliza o gmail (o email do google), por exemplo, pode experimentar utilizar a agenda do google para marcar reuniões com o time e enviar convites a todos os participantes, eles serão convidados via email e receberão notificação em seus emails, e, ao confirmar presença, ficará marcado automaticamente na agenda deles também. 

Além disso, existem algumas ferramentas de gestão de tarefas online muito bacanas que podem te auxiliar na gestão das suas tarefas e do seu time, assim você vai saber em que pé estão cada um dos integrantes e poderá delegar tarefas a distância de forma organizada e eficiente.

No time UNE Master, por exemplo, nós utilizamos o Trello: um aplicativo de gerenciamento de projeto que permite a criação de diversos quadros, nos quais podemos criar quantas colunas quisermos. Dentro de cada coluna é possível adicionar um ou mais cards (que são as tarefas propriamente ditas), contendo o conteúdo que o usuário desejar. E você pode usar estes recursos de forma gratuita, além de ser bem simples.

Ainda, você pode fazer das suas redes sociais suas aliadas, compartilhando seu dia a dia em home office, demonstrando motivação e constância para inspirar seu time. A dica aqui é utilizar os grupos do whatsapp ou telegram para manter um contato mais pessoal com a equipe. 

O linkedin também é uma excelente ferramenta, onde você pode compartilhar o posicionamento da sua empresa e o empenho do seu time de fazer as coisas acontecerem: compartilhe cases de sucesso e superação da sua equipe e reconheça a dedicação de todos publicamente. Isso gera valor para a marca, contribui para o seu marketing pessoal e valoriza as pessoas que estão junto com você.

Como manter a sua equipe motivada e alinhada aos objetivos da empresa

Manter a comunicação e o acompanhamento diário com a equipe é importante para manter todos na mesma página, saber as diretrizes da empresa e, principalmente, que a gestão está presente e atuante em prol de seus objetivos, assim como disponível para solucionar possíveis dificuldades dos membros do time e problemas que possam surgir no dia a dia.

Busque alternativas dinâmicas e eficientes para garantir uma boa comunicação entre o time

Então, você vai precisar manter a equipe conectada e alinhada de maneira dinâmica e eficaz. Para isso, a comunicação deve estar também adaptada à nova rotina de todos, utilizando mais uma vez as ferramentas digitais disponíveis para manter contato.

Como já falamos no tópico anterior, em aplicativos de redes sociais como whatsapp e telegram podem ser criados grupos que contenham todos os membros da equipe. Assim, avisos, dúvidas e insights podem ser compartilhados com agilidade e dinamismo. 

Mas também é importante ter um meio mais formal, além do email corporativo, como é o caso do Slack, mais uma ferramenta que utilizamos na UNE Master e auxilia a comunicação corporativa com maior integração que o email. A criação de canais por temas ou times específicos, compartilhamento de arquivos, chat privado e integração com o trello são algumas das vantagens. 

Faça reuniões periódicas de alinhamento com a equipe e mantenha o grupo sincronizado

Outra estratégia que aconselhamos para manter a equipe sincronizada são as reuniões de alinhamento: elas são jogo rápido, para bater o martelo no que for necessário, esclarecer dúvidas com maior eficiência e alinhar as tarefas da equipe. Principalmente em cenários de incerteza como vivemos hoje com a crise do coronavírus, algumas medidas precisam ser adotadas com agilidade e o time precisa estar por dentro.

Existem diferentes ferramentas que permitem que essas reuniões aconteçam de forma remota, como a exemplo do Zoom, que nós utilizamos com o time UNE Master. É fácil de usar: você pode criar uma sala de reunião e enviar o convite por e-mail ou compartilhar o link de acesso para qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha conta no site. Basta acessar via navegador ou pelo aplicativo e digitar um nome para entrar.

O usuário que controla a sessão precisa ter o programa instalado para ter acesso às principais funções, como colocar participantes no modo mudo e controlar o compartilhamento de tela. Você pode configurar para ser o único que possa compartilhar a tela, por exemplo, ou permitir que os outros usuários façam também de forma simultânea.

Agora, você já percebeu que todas as ferramentas que citamos até aqui podem ser utilizadas para produzir e compartilhar conteúdos inspiradores ou que agreguem valor para o desenvolvimento do seu time?

Algumas dicas de conteúdos que você pode ofertar são leituras em pdf, palestras online (o canal da TED no youtube tem muita coisa bacana!), podcasts, webinars e cursos em EAD (muitas instituições de ensino estão disponibilizando cursos gratuitos ou com grandes descontos como apoio neste momento de crise).

A Fundação Getúlio Vargas – FGV liberou 55 cursos gratuitos na área de Administração, Negócios, Carreira e Direito. O Senai também liberou mais 12 cursos em diversas áreas e você também encontra algumas opções em desenvolvimento de carreira, liderança e produtividade no Linkedin e na Udemy. Vale a pena conferir!

Estamos junto com você para superar os desafios

Agora que você já leu até aqui, já está por dentro de algumas alternativas sobre como gerenciar a sua imobiliária de forma remota em meio a esta Pandemia do coronavírus. Implemente as ferramentas digitais, faça seus próprios testes e adaptações e nos conte como está sendo esta experiência para você. Se surgir alguma dúvida, não deixe de nos contatar.

Nós, quanto franqueadora, estamos empenhados a encontrar soluções para que nossos franqueados possam vencer neste momento de crise. Vamos juntos superar todos os desafios!

É muito importante que neste momento cuidemos uns dos outros! Estamos também fazendo a nossa parte pela saúde de toda a comunidade, a equipe UNE Master segue em home office e você pode contar com a gente pelos canais de atendimento:

  • 53 9 8441-0325 – Vanessa – Diretora Executiva
  • 51 9 9345-7200 – Roberto – Diretor de Expansão
  • 53 9 9992-7975 – Gerson – Consultor Operacional
  • 53 9 9142-1150 – Fábio – Administrativo
By | 2020-03-27T14:47:31+00:00 27/03/2020|Franquia imobiliária|0 Comentários