Gestão com Equipes: menos regras, mais exemplo!

/, Treinamentos/Gestão com Equipes: menos regras, mais exemplo!

Gestão com Equipes: menos regras, mais exemplo!

Seguindo a nossa agenda #OQueNosUNE, recebemos o palestrante Rafael Damé que compartilhou insights de extrema relevância para a realização de uma liderança efetiva alinhada com as demandas do mercado de trabalho atual.

Rafael é Mestre em Administração e Negócios, com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0, além de possuir anos de experiência como instrutor e consultor do SEBRAE RS. 

Para começar a falar sobre um modelo de liderança com menos regras e mais exemplos, trouxe informações sobre as diferentes gerações que encontramos hoje no mercado de trabalho e acabam se misturando nas empresas, com características comportamentais e formas de pensamento bem distintos.

Logo, com a grande diversidade de pessoas, levando em conta não só sua geração, mas também gênero, opção sexual, etnia, cultura e etc. não é mais possível exercer uma liderança regrada de uma forma generalista. 

É preciso que o líder conheça as pessoas que compõem seu time, além das habilidades e talentos profissionais, mas também seus sonhos, desejos e desafios.

Assim, será possível identificar o que motiva cada pessoa, para que ela possa trabalhar desenvolvendo seus potenciais ao máximo e nutrir um sentimento de pertencimento a empresa.

Para isso, cada integrante do time precisa se sentir reconhecido e ouvido com atenção, além de receber suporte da liderança e condições adequadas de trabalho. A motivação do time é uma responsabilidade do líder, um esforço que deve ser diário.

Damé também destacou em diversos momentos ao longo de sua fala a importância da constante busca pelo autoconhecimento e da autocrítica para exercer uma liderança consciente. 

O líder que busca ser um profissional cada vez melhor e demonstra real preocupação e interesse por seus subordinados, os inspira a seguir pelo mesmo caminho. 

Não é o salário ou cargo de um profissional que o torna um defensor da empresa em que trabalha, mas uma liderança proativa e empática que o ofereça a liberdade e condições de trabalho de acordo com seus valores e necessidades.

Quando o profissional recebe a oportunidade de produzir da maneira que se sente mais à vontade para produzir, mais e melhor ele irá produzir, pois estará motivado para exercer seu papel e gerar novas soluções para a empresa.

É preciso diminuir a distância entre liderança e liderado

Muitas vezes um enorme potencial pode estar sendo direcionado na direção errada, podendo demonstrar resultados impressionantes quando remanejado adequadamente.

Apenas através da construção de um relacionamento próximo é possível conhecer realmente quem é a sua persona liderada para entender como identificar seus talentos e direcioná-los da maneira correta.

Logo, construir o hábito de realizar conversas individuais com seus liderados jamais será perda de tempo, pois servirá para compreender essas características, seus momentos de vida além de obter feedbacks sinceros para estreitar a relação e manter a equipe motivada em busca de resultados.

Lembrando que é necessário estabelecer métricas para medir os resultados do time, afinal de contas, sem indicadores palpáveis não podemos garantir que realmente há algum resultado e muito menos identificar algum problema de performance.

Para fechar, Damé afirmou que o maior desafio do líder está em realizar escolhas, por isso, quanto mais entendedor do seu time, mais alinhado ele vai estar com os propósitos da empresa e mais seguro você estará na hora de tomar uma decisão.

A liderança hoje tornou-se situacional devido a variedade de pessoas que formam um time, e cabe ao líder conhecer as necessidades e perfis comportamentais dos liderados para compreender como agir em determinadas situações.

Quer saber mais sobre o conteúdo riquíssimo que o Rafael Damé trouxe para nós em sua palestra? Se você já faz parte da Rede UNE poderá acessar em breve a gravação completa através da UNEversidade.

Mas, caso você ainda não esteja no nosso time e pensa em ter a sua franquia imobiliária UNE ou se tornar nosso parceiro de negócios, acesse o nosso site agora mesmo, cadastre-se e saiba mais!

  

By | 2020-06-18T18:48:14+00:00 18/06/2020|Mercado Imobiliário, Treinamentos|0 Comentários