Pessoas, a alma do negócio: como recrutar e motivar uma equipe de corretores

/, Mercado Imobiliário, Treinamentos/Pessoas, a alma do negócio: como recrutar e motivar uma equipe de corretores

Pessoas, a alma do negócio: como recrutar e motivar uma equipe de corretores

Seguindo a nossa agenda de palestras #OQueNosUNE, nesta quinta-feira, dia 2 de Abril de 2020, foi a vez da convidada Mariana Martins que é Psicóloga, Coach de Carreira, e possui 17 anos de experiência em Gestão de RH. Hoje Mariana atua especificamente prestando consultoria de Gestão de RH no Mercado Imobiliário.

No primeiro momento, Mariana comentou sobre a sua trajetória profissional e sua vasta experiência em RH, especialmente com recrutamento e a preparação de profissionais e equipes. Ela nos contou que passou por diversos mercados e trouxe algumas reflexões sobre as peculiaridades do mercado imobiliárioque apresenta maiores desafios para prospectar e reter talentos.

Foi abordada a importância de realizar um bom recrutamento para encontrar bons profissionais, e que o Marketing Digital possui um papel fundamental neste processo. Sobretudo no mercado imobiliário, que exige uma familiaridade com diversas ferramentas digitais – sistemas internos de gestão de dados, como CRM e redes sociais que são amplamente utilizadas no processo de vendas e aquisição de leads

Mariana também compartilhou as principais características que um profissional precisa ter para ser um bom corretor de imóveis, entre elas estão: resiliência emocional, visão comercial agressiva e autoconfiança. Além disso, também precisa gostar de desafios e de trabalhar em busca de resultados, lidar bem com pressão e buscar desenvolvimento contínuo.

Logo, ela acredita que o formato de entrevista mais efetiva nestes casos é por competência, que significa extrair questões relativas à história de vida e a rotina da pessoa. É importante compreender se este profissional conta com uma rede de apoio familiar, que pode ser decisiva para mantê-lo resiliente no início da carreira, que nesta profissão exige grande empenho e dedicação para atingir grandes resultados.

Estas foram algumas dicas que a palestrante trouxe sobre o tema recrutamento, assunto que merece a nossa atenção, afinal como já citamos anteriormente, existem algumas peculiaridades no mercado imobiliário e na carreira corretor que tornam os recrutamentos mais desafiadores. Por essa razão, o empenho da UNE Master em trazer conteúdos sobre o assunto (em breve mais textos sobre recrutamento neste blog, fique de olho!).

Outro tema presente na palestra foram as estratégias para a retenção dos talentos nas imobiliárias, sobre isso, Mariana trouxe algumas dicas de iniciativas que terão um efeito positivo na acolhida do profissional e poderão fazer grande diferença para que ele crie uma afinidade com o time, mantendo um clima organizacional saudável.

Existem certos cuidados que o gestor deve ter no momento de integração dos novos corretores, como preparar seus colaboradores sobre a chegada de novos integrantes no time e um ambiente acolhedor. Além disso, realizar uma apresentação sobre a empresa, seu propósito, metas e planejamento estratégico mostra profissionalismo e mantém todos alinhados com os objetivo da empresa.

Outra dica é já situar o corretor sobre as suas primeiras tarefas, passar acessos às contas virtuais e wifi da loja, incluir no grupo do time no whatsapp, providenciar crachá e apresentar a rotina da loja – toda esta ambientação é algo relativamente simples de se fazer e surtirá efeitos bastante positivos. Vale a pena investir seu tempo nisso.

Para fechar, Mariana completou ressaltando a importância de implementar treinamentos para a qualificação dos corretores, e sugeriu alguns temas para nossos franqueados. O profissional precisa perceber a contrapartida da imobiliária para permanecer na empresa e gerar resultados. Ainda, se adotadas todas estas medidas, o gestor logo irá perceber se contratou as pessoas certas (com 15 dias de casa é possível avaliar o comprometimento).

Portanto, se você já possui a sua franquia imobiliária UNE, fique atento a estes pontos que trouxemos durante o texto na hora de realizar seus recrutamentos. Lembre-se que temos um time de marketing na UNE Master altamente qualificado para lhe prestar suporte na prospecção de talentos em plataformas digitais, estamos a sua disposição!

E se você ainda não faz parte da rede UNE, entre em contato agora mesmo e conheça melhor sobre as vantagens de ser UNE! #OQueNosUNE #VemPraUNE