Prevenção de Riscos Trabalhistas e Gestão Fiscal

/, Mercado Imobiliário/Prevenção de Riscos Trabalhistas e Gestão Fiscal

Prevenção de Riscos Trabalhistas e Gestão Fiscal

Iniciando mais uma semana de palestras #OQueNosUNE, segunda-feira dia 6 de Abril de 2020, contamos com a palestra do Ivan Ferreira, Sócio-proprietário e Diretor Executivo da UNE Master e da unidade UNE Centro, em Pelotas, RS. Ivan abordou questões referentes à prevenção de riscos trabalhistas e gestão fiscal, dois assuntos delicados e importantíssimos para a saúde de uma imobiliária. 

A temática de prevenção de riscos foi apresentada em um primeiro momento a partir de uma abordagem mais técnica, quando Ivan compartilhou algumas peculiaridades da legislação brasileira referente a relação de trabalho entre o corretor e a imobiliária, que em 2015 passou por uma alteração caracterizando o corretor como um profissional liberal, sem vínculo empregatício ou obrigatória exclusividade com a imobiliária.

Trazendo também, em contrapartida, aquilo que caracteriza legalmente um vínculo empregatício, independente do tipo de acordo, a fim de propor uma reflexão aos franqueados sobre estes conceitos e sua aplicabilidade no dia-a-dia da imobiliária. Logo, existem alguns cuidados a serem tomados para agir de acordo com a legislação na gestão dos times comerciais.

Ivan abordou alguns pontos que podem gerar conflito nessa relação entre o corretor e a imobiliária, citando os cuidados que precisam ser tomados para garantir a atuação dentro das normais legais, com ética e responsabilidade.

Em um segundo momento, foram abordadas essas questões de maneira mais prática, trazendo exemplos de atitudes que os franqueados e seus gestores devem tomar para evitar equívocos na comunicação e atuação como um todo, que poderiam causar atritos nesta relação. 

É imprescindível, por exemplo, manter o alinhamento das expectativas com os corretores, utilizando um discurso claro e verdadeiro desde o momento do recrutamento destes profissionais. Assim como a construção de um ambiente de trabalho saudável, que promova o bem-estar e a harmonia entre todos os integrantes do time.

Depois, ao falar sobre a gestão fiscal dentro das imobiliárias, Ivan apresentou estratégias legais que podem ser adotadas para otimizar a tributação da operação. Garantindo benefícios como: a diminuição do imposto sobre o faturamento da imobiliária e dos corretores, o afastamento da caracterização de vínculo empregatício e a prevenção de desequilíbrios nos balanços fiscais da empresa.

Foi ressaltada também a importância da construção de um relacionamento forte com as construtoras e incorporadoras imobiliárias, com intuito de promover melhores soluções fiscais, como algumas das estratégias que citamos no parágrafo acima e dependem da colaboração da construtora para que se tornem uma realidade.

Outro ponto que merece atenção são as alterações decorrentes da crise do coronavírus, nos âmbitos federais e estaduais. É preciso estar atento às ações do governo, que busca adotar algumas ações para minimizar os impactos da crise, e alguns prazos de pagamentos estão sendo prorrogados. Fique de olho!

Em seu fechamento, Ivan acrescentou que o empresário (franqueado) precisa ter um conjunto de competências para realizar uma gestão efetiva da sua imobiliária e, apesar de não haver a necessidade de se tornar especialista nos assuntos trabalhados ao longo da palestra, é imprescindível saber manter estes aspectos sobre controle para preservar o sucesso da operação

Quer ter acesso a palestra completa e ficar por dentro de todos os detalhes sobre as dicas e estratégias apresentadas para prevenção de riscos trabalhistas e gestão fiscal das imobiliárias? Se você já é nosso franqueado, poderá acessar este conteúdo completo na UNEversidade!

Ainda não é franqueado mas quer ter acesso a todo o conteúdo exclusivo da UNE Master e receber um suporte de qualidade da franqueadora para o desenvolvimento do seu negócio de maneira eficaz? Então entre em contato agora mesmo e saiba como ter a sua franquia imobiliária UNE. #VemPraUNE