Storytelling vai te ajudar a vender melhor

/, Treinamentos/Storytelling vai te ajudar a vender melhor

Storytelling vai te ajudar a vender melhor

A Palestra “Storytelling vai te ajudar a vender melhor” foi ministrada pela convidada Fabiana Estrela, que é Empreendedora, Diretora de Capacitação da ABF, Diretora do Sindilojas Porto Alegre-RS, Mentora e Palestrante. 

Ela iniciou sua fala agradecendo ao convite da UNE Master para participar da agenda de palestras #OQueNosUNE e destacou a importância de aproveitarmos as oportunidades de troca e aprendizagem que nos ajudam a viver este momento de transformação do mercado com maior consciência e presença.

Fabiana acredita que cada pessoa deve assumir um compromisso consigo mesmo de não deixar a vida simplesmente passar, e para que isso ocorra é preciso manter uma atitude mindfulness (de atenção plena), que significa estar com a mente no momento presente, com o foco naquilo que estamos fazendo.

Então, comentou brevemente sobre o impacto emocional das negociações imobiliárias, que lidam muitas vezes com os sonhos e o projeto de vida dos clientes, por ser um alto investimento e diretamente relacionado com a qualidade de vida das pessoas, o imóvel é considerado um bem de alto valor agregado.

Portanto, a palestrante defende que o corretor de imóveis exerce uma função nobre, quando apresenta um interesse genuíno em conhecer o seu cliente e compreender suas reais necessidades para ajudá-lo a encontrar o imóvel ideal. 

Vivemos hoje no mundo da transparência e do relacionamento, onde as marcas buscam gerar valor para que sua presença faça sentido na vida de seus clientes.” – complementa Fabiana.

Logo, as ferramentas digitais entram como peças fundamentais para que se mantenha uma comunicação eficaz e próxima ao cliente, assim como, tornou-se impossível atender às demandas dos clientes ou estar a frente da concorrência sem a implementação dessas ferramentas para o relacionamento, ações de marketing e a gestão inteligente dos dados.

E tem se percebido agora um movimento bastante forte no mercado consumidor de imóveis, onde muitas pessoas estão se dando por conta de que suas casas não oferecem a qualidade de vida que elas desejam

O imóvel, que antes servia muito bem para uma rotina de bate-volta, onde as pessoas viviam suas vidas em constante movimento na rua – no trabalho, estudo e outras atividades de lazer – e voltavam para casa somente para dormir, tem sido percebido de uma nova forma.

Agora, já há algum tempo vivendo entre medidas de isolamento social, cada vez mais pessoas estão compreendendo o quanto suas casas se tornaram insuficientes para a nova rotina da família, sem oferecer o conforto e o estilo de vida que desejam ter, e que muitas vezes era suprido por uma vida social mais agitada. 

Fabiana ainda ressalta que o relacionamento gera oportunidades de negócio no ramo imobiliário, pois, com o contato contínuo através de ferramentas digitais, o corretor consegue manter um relacionamento com seus clientes, gerar desejo e criar negócios de acordo com o momento de vida de cada um e as oportunidades que o mercado apresenta.

Por isso, o vendedor precisa construir o hábito de manter contato contínuo com seus clientes a fim de construir um forte relacionamento, e assim conhecê-los a ponto de saber encontrar soluções reais para os seus problemas.

Para ter sucesso, é preciso também conhecer o funcionamento das campanhas de marketing e ferramentas digitais utilizadas na captação de leads, mas principalmente compreender em que momento da jornada de compra em que cada lead está.

É aí que entra o Storytelling como um forte aliado nas vendas: uma técnica que tem como base contar histórias reais com o intuito de gerar conexão emocional entre a marca e seu cliente ou potencial cliente. E para que haja essa conexão, é preciso compreender o momento de vida do consumidor que desejamos atrair para determinado imóvel ou ação de marketing.

Com o profundo conhecimento do cliente e a gestão inteligente dos dados, é possível estudar o perfil e o comportamento do consumidor e formatar as personas do seu negócio, que são modelos de clientes ideais que podem ser pensados a partir do agrupamento de informações dos clientes que já possuímos na base de dados da empresa. 

Com a estruturação das personas seremos capazes de utilizar o Storytelling de maneira eficaz, atraindo novos clientes e fortalecendo o relacionamento com os clientes que já possuímos, abrindo as portas para novas vendas. Afinal, o relacionamento se dá através da conexão emocional de “gente com gente”, conectando as pessoas que estão por trás da marca com seus clientes.

Para finalizar, a palestrante comentou sobre o que esperar no pós-crise, começando pelo comportamento do consumidor, que de um modo geral já estava passando por um processo de ampliação da consciência no consumo, que com a pandemia foi acelerado: mais exigentes, buscando consumir apenas aquilo que nos gera um real valor, em busca de uma maior qualidade de vida e escolhas mais relacionadas a sustentabilidade.

Ainda, Fabiana trouxe mais algumas dicas para os franqueados, como dar mais valor a sua intuição e aceitar correr riscos, já que ninguém sabe ao certo o que vai acontecer, portanto se permitir arriscar e cometer erros, sabendo desapegar daquilo que não funciona mais. Assim como direcionar as energias para a construção da transformação que desejamos vivenciar no mercado.

Atenção especial ao fluxo de caixa neste momento de incertezas, é preciso estar prevenido a fim de garantir a sobrevivência da empresa. Outro fator importante é cuidar dos seus colaboradores, lembrando que o contentamento que desejamos despertar no cliente deve ser plantado primeiro no ambiente interno. O seu colaborador precisa estar bem para propor e executar as inovações que sua empresa precisa para superar os desafios e se reinventar. 

Ficou interessado em saber com maiores detalhes as dicas que a Fabiana compartilhou ao longo de toda a sua palestra? Se você já faz parte da rede de franquias imobiliárias da UNE, vai ter acesso ao vídeo com o conteúdo completo da palestra através da UNEversidade.

E caso você esteja pensando em ter a sua franquia imobiliária UNE e ter acesso aos conteúdos exclusivos que produzimos para contribuir com o sucesso dos nossos franqueados, entre em contato agora mesmo com o nosso Diretor de Expansão e saiba mais sobre a oportunidade UNE.

 

By | 2020-05-19T10:38:25+00:00 19/05/2020|Marketing de Franquias, Treinamentos|0 Comentários